prevenção

veja como a neo atua para prevenir e cuidar

A prevenção e o diagnóstico precoce sempre são os melhores caminhos

Até poucos anos, a maior preocupação da equipe médica diante do paciente oncológico era a sua sobrevivência. No entanto, o avanço tecnológico na medicina tornou o diagnóstico precoce e os tratamentos do câncer mais efetivos, sendo assim, a prevenção e a qualidade de vida se tornaram prioridades.

São várias as formas de prevenir o câncer. Refletir sobre o estilo de vida e tomar consciência de que a saúde depende em grande parte das suas atitudes pode ser o primeiro passo para uma vida com mais qualidade. Umas das principais formas é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. Hábitos saudáveis podem reduzir as possibilidades do surgimento de um tumor.

Outra importante ação é o acompanhamento médico regular, pois o diagnóstico precoce de alguns tipos de tumores, como por exemplo o câncer de pulmão, câncer de mama ou o câncer de próstata, assim como o melanoma (tipo de câncer de pele) é fundamental para o sucesso do tratamento oncológico, aumentando consideravelmente as chances de controle e até a cura da doença.

O câncer de mama e o câncer de próstata são os mais comuns em mulheres e homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca.